O Santuário

Inaugurado em 23 de abril de 2017, o Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus se tornou a segunda maior igreja do estado de Santa Catarina, construído em um terreno de 13,5 hectares que acolhe praças, caminhos e demais edificações. O Conjunto arquitetônico promove um ambiente de peregrinação e reverência tendo como inspiração toda a mística e simbologia dos últimos momentos de Jesus Cristo, antes de sua entrega na cruz, e acolhe também diversas atividades sociais.

Teve seu início com o lançamento da pedra fundamental, datada em 10 de março de 2013. No ano seguinte iniciaram oficialmente as obras de todo o complexo, tendo como idealizador o bispo diocesano Dom Jacinto Inácio Flach e como coordenador da comissão pró-construção, padre Antonio Vander da Silva, anos depois nomeado reitor deste Santuário.

O complexo possui os seguintes locais de peregrinação:

Jardim das Oliveiras: Início do percurso místico. Contém 33 oliveiras que remetem a idade de Jesus Cristo.

Igreja do Getsêmani: É um espaço de oração e contemplação. Com uma área total de 200m², nela se encontra a cena de Jesus em oração sobre a pedra no Monte das Oliveiras. Dá acesso ao caminho da Via Sacra e suas 14 estações.

Praça de Nossa Senhora: Possui um espaço amplo e circular. No centro se encontra Nossa Senhora das Dores, em seu entorno as imagens dos Apóstolos. Representa o núcleo central e inicial da Igreja Católica.

Caminho das Promessas: Local de meditação e contemplação, onde estão dispostos os monumentos com as doze promessas do Sagrado Coração de Jesus, reveladas a Santa Margarida Maria Alacoque.

Igreja de São João Paulo II e Santa Faustina Kowalska: Estrutura dedicada aos santos propagadores da devoção à Divina Misericórdia.

Capela do Senhor Morto: Local de meditação e oração onde está exposta a imagem do Senhor Morto em uma urna de vidro; onde, em seu interior, os fiéis podem depositar seus pedidos de orações. Anexo a esta capela localiza-se o velário.

Santuário: O templo do santuário possui 3.200 m², construído em forma de cruz latina, a cruz da crucificação; tem capacidade para 5.000 pessoas, sendo 1.500 sentadas. Os elementos arquitetônicos remetem o tradicionalismo da arquitetura religiosa como os arcos que estão presentes em todas as fachadas, agrupados em conjuntos de três, em clara referência a Santíssima Trindade.

Casa do Peregrino: Acolhe a loja oficial do Santuário, possui também salas de atendimentos, secretaria e sala de reuniões.

• Copyright © 2019 Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus. Todos os direitos reservados.