Palavra do Reitor

14.Abr - Palavra do Reitor
Palavra do Reitor

A alguns anos atrás, o Santuário era uma pequena roça de capim. Cujo acesso se dava por uma estrada muito simples aqui onde hoje é o caminho da via sacra. Quando aqui viemos pela primeira vez, Dom Jacinto e eu, Dona Ana nos trouxe em seu carro um pouco melhor. Assim me dizia Dom Jacinto: Aqui é o lugar. Aqui vamos construir o Santuário. Entregou-me uma folha com o desenho do arquiteto e disse: Este será o Santuário. Eu disse, e agora? Ele me falou, agora você vem cuidar desta paróquia, e ficará sozinho, pois não tenho vigário para lhe dar, e vai construir o Santuário.

Em 30 de junho de 2013, fizemos um primeiro encontro, com a benção da pedra fundamental. Mas, somente em 1 de abril de 2014, iniciamos a colocar as primeiras estacas, que foram 308 com uma profundidade de 14 a 15 metros. Eis o tempo de três anos e 22 dias. Antes, nada aqui tinha. Somente roça. Assim, são os planos de Deus. Do nada, Deus pode fazer tudo.

Mas, porque um Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus? Preciso ainda parafrasear Santa Margarida Maria, em uma de suas locuções transferidas para os escritos que disse Nosso Senhor Jesus Cristo: “Eis o coração que tanto amou os homens, que a nada se poupou até se esgotar e consumir, para lhes testemunhar seu amor. E em reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões, pelos desprezos, irreverencias, sacrilégios e friezas, que tem para comigo neste sacramento de Amor. Mas o que é ainda mais doloroso e que assim me tratam, são corações que me são consagrados”.

Sim. O papa Francisco disse na Evangelli Gaudium que “o desafio que hoje se nos apresenta é responder adequadamente a sede de Deus de muitas pessoas, para que não tenham de ir apaga-la com propostas alienantes ou com um Jesus Cristo sem carne e sem compromisso com o Outro. Se não encontram na Igreja uma espiritualidade que os cure, liberte, encha de vida e de paz, ao mesmo tempo em que os chame a comunhão solidária e à fecundidade missionárias, acabarão enganados por propostas que não humanizam nem dão glória a Deus”. A verdadeira espiritualidade deste Santuário ao Sagrado Coração de Jesus é nos capacitar para que não nos deixem roubar a Esperança, a comunidade, o evangelho, a alegria da evangelização, o ideal do amor fraterno e a força missionária.

Padre Antonio Vander da Silva - Reitor do Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus

Indique a um amigo

• Copyright © 2017 Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus. Todos os direitos reservados.